segunda-feira

80 ANOS NA EVOLUÇÃO DOS CARTEZES CINEMATOGRÁFICOS

Desde o início do cinema, cartazes tem sido utilizados para promover os filmes. Assim como o estilo do cinema foi evoluindo, o estilo de design dos cartazes promocionais mudou. A impressão de pôsteres também foi uma coisa difícil de superar no início de 1900, os preços para as imagens de promoção eram elevados e nem sempre facilmente impressas. No entanto as coisas mudaram e, como você está prestes a ver, os cartazes de cinema do início do século 20 estão muito longe do que vemos no cinema hoje . Confira:


1920
A década de 1920 foi conhecida por cartazes que empregavam uma tipografia bastante tradicional para a época e ilustrações desenhadas à mão de fotografias que mostravam cenas do filme.













1930
Na década de 1930, vemos uma mudança no sentido mais ousado nos ​​projetos tipográficos com uma tendência crescente para ilustrações enfocando personagens principais do filme, particularmente rostos, sobre representações de cenas.








1940
Por volta de 1940, raramente vemos representações de cenas. Personagem ilustrados são mais proeminentes, e os tratamentos tipográficos são um pouco mais fracos depois da experimentação dos anos 30.
 







1950
Na década de 1950 nós começamos a ver designers de cartazes tentando aproximações conceituais, como o cartaz de "Love in the Afternoon" que é livre de personagens, enfatizando tipografia e pistas sutis quanto ao conteúdo do filme formando o fundo.












1960
Nos anos 60 os cartazes não se livram de ilustrações, mas a tipografia tem um papel mais importante nos esquemas. As ilustrações movem-se para um papel mais periférico, adornando a tipografia.









1970
Um exemplo do movimento rápido das tendências na indústria do design, na década de 70 as fotografias ganham um grande papel pela primeira vez, muitas vezes ocupando a maior parte da tela com a tipografia jogada em baixo.











1980
Os anos 80 é onde nós começamos a ver o poster de filmes em uma forma similar ao que estamos acostumados a ver hoje. Grandes fundos fotográficos são mais comuns do que nunca, mas a tipografia e as imagens são mais equilibradas do que nós vimos em décadas anteriores, o que favoreceu um sobre o outro.









1990
Cartazes dos anos 90 são razoavelmente fórmula: temos os fundos fotográficos, slogans no topo, e os nomes dos atores sentados sobre o nome do filme, geralmente perto do fundo do cartaz.















 2000
Na década de 2000 vemos melhorias incrementais para acompanhar as tendências em tipografia e fotografia, mas o layout muitas vezes permanece na mesma. No final da década, com o minimalismo em voga, sua influência pode ser vista nos cartazes de filmes como "Up" e "O Cavaleiro das Trevas". É um movimento de distância de um layout mais equilibrado que provavelmente não vai ser particularmente atemporal.





















Conclusão: 
A evolução dos cartazes de filmes demonstra um tema comum no desenvolvimento de novos campos. Com o campo ficando mais velho e seus participantes mais experientes, a taxa de variação diminui. Os designers tiveram 90 anos para descobrir o que funciona e a cada década as mudanças se tornam mais evolucionárias do que revolucionárias. Vai ser interessante ver o que traz a próxima década, mas pode ser melhor não esperar grandes diferenças entre agora e depois.



Fonte: Creative Overflow 

Nenhum comentário:

Postar um comentário