quinta-feira

AS HISTÓRIAS POR TRÁS DAS MARCAS DE 5 ESTÚDIOS HOLLYWOODIANOS

1. O garotinho pescando na Lua da DreamWorks


Para entender melhor o logo da DreamWorks, primeiro, é importante saber que o nome do estúdio não se resume apenas a essa junção de palavras. O verdadeiro nome é DreamWorks SKG. Essas três letrinhas, por muitas vezes esquecidas, representam os nomes de seus três fundadores: Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg, David Geffen. Spielberg foi quem deu a idéia inicial de um homem pescando na Lua, pois segundo ele, representava os tempos áureos de Hollywood.

Primeiro, a imagem seria computadorizada, mas depois os três concluíram que uma versão desenhada a mão ficaria melhor. Foi então que contrataram Robert Hunt, que transformou o projeto dos três em realidade e trocou o homem imaginado por Spielberg em um menino. E afinal, quem é o garotinho? É o filho do desenhista Robert Hunt, William.


2. Os leões da MGM



Não é preciso olhar para a tela para saber que um filme da MGM está para começar, é só ouvir o familiar rugido do leão. Ou dos leões. Quem teve a idéia de transformar o rei das selvas no símbolo da marca foi o publicitário do estúdio Howard Dietz baseado no time universitário de sua faculdade que se chamava Os Leões.

Desde que o rascunho do logo foi desenhado, cinco leões diferentes já ilustraram a entrada dos filmes da MGM. O primeiro deles chamava-se Slats e não rugia apenas olhava de um lado pois os filmes não tinham som. Ele emprestou sua imagem ao estúdio entre 1924 e 1928. Além disso, Slats fez uma turnê pelo mundo com os promotores da MGM para ajudar na publicidade, do então novíssimo negócio. Jackie foi o leão seguinte, o primeiro a ter seu rugido ouvido pela audiência e o primeiro da espécie a aparecer em cores em 1932. Apareceu nos logos de 1928 até 1956.

O terceiro leão, Tanner, tornou-se o mais famoso. Depois dele, veio um quarto leão não nomeado, que tinha uma grande juba despenteada e uma expressão forte, pra não dizer malvada. Aparentemente não agradou muito a audiência e foi usado por pouco tempo. Desde 1957, o leão usado é Leo que tem uma juba menor que a de seus antecessores, talvez pela má aceitação que o quarto leão teve.


3. A imponente montanha da Paramount



A Paramount foi criada em 1912, com o nome de Famous Players film company, por um húngaro chamado Adolph Zukor com a ajuda dos irmãos Frohman, Daniel e Charles.

O estúdio só foi renomeado com o nome pelo qual o conhecemos até hoje em 1914, quando virou o Paramount Pictures Corporations, sendo o estúdio hollywodiano mais velho que existe, criado um mês antes da Universal e possuindo também o logo mais velho.

A montanha majestosa da Paramount, quando foi criada, era apenas um rabisco baseado na montanha Ben Lomond em Utah. Porém, o logo animado, aquele que conhecemos até hoje foi baseado provavelmente na montanha peruana Artesonraju. Quando criado, o logo tinha 24 estrelas que se dispunham em volta dos dizeres “ Paramount Pictures” e representavam as 24 estrelas do cinema que a Paramount havia contratado. Em 1974, o número de estrelas caiu para o que é hoje em dia 22 e elas ficaram maiores. A pintura original foi substituída por uma figura computadorizada.


4. O inconfundível escudo da Wanner Bros.



O logo da Warner não tem grandes mistérios afinal é só ver o escudo com seus emblemáticos W.B. para perceber que se trata da Warner Bros. O estúdio foi criado por quatro irmãos judeus que imigraram da Polônia e não tinham o sobrenome Warner, que só foi adotado quando eles passaram a viver nos Estados Unidos.

Alguns acreditam que o sobrenome real dos irmão tem uma sonoridade parecida com o nome que eles escolheram e poderia ser “Wonsal,” ou “Wonskolaser”. Porém, enquanto alguns procuram achar um sentido lógico na escolha de Warner, outros afirmam que o sobrenome dos fundadores seria Eichelbaum, ou seja, não teria nenhuma ligação com a escolha posterior.

A W.B. fez o primeiro filme falado da história, o que foi idéia de um dos irmãos. Reza a lenda que um deles, ao ouvir a proposta de filmes não-mudos do outro disse: Mas quem diabos gostaria de ouvir os atores falando? Mesmo tendo hesitado foi essa idéia que pareceu na época “maluca” que trouxe a fama do estúdio. O logo da W.B. foi um dos que mais sofreu alteração ao longo dos anos, mantendo em comum entre todos, apenas as letras.


5. A mulher com a tocha da Columbia Pictures


Columbia Pictures, foi o nome dado em 1924 ao estúdio criado pelos irmão Cohn, Jack e Harry, para valorizar seus filmes. Anteriormente o estúdio chamava-se Cohn-Brandt-Cohn, mas pegou má fama devido as suas produções de baixa qualidade. O nome Columbia foi uma tentativa de levar glamour a marca.

E nada mais pode ser mais glamuroso do que a personificação feminina da América, Columbia, ou como a maioria a conhece, a moça que segura a tocha no começo dos filmes do estúdio. O logo foi criado em 1924 e a identidade da mulher que posou como modelo segurando a tocha permanece um misterio, apesar de mais de uma dúzia de mulheres já terem afirmado que são quem aparece no logo. Além das mulheres, diversos jornais já declararam terem encontrado a verdadeira modelo, mas em nenhum momento houve uma comprovação definitiva e o logo mudou tanto ao longo dos anos que é possível que mais de uma moça tenha sido usada como modelo.

Em 1993, a moça segurando a tocha já tinha sofrido diversas modificações e os donos do estúdio decidiram que já estava na hora de fazê-la voltar aos padrões clássicos. Para isso contrataram Michael J. Deas e, dessa vez, não houve sigilo em relação a modelo que foi uma dona de casa da Louisina chamada Jenny Joseph. Mas nem ela pode se orgulhar de ser a mulher que segura a tocha. O estúdio criou o rosto do desenho feito por Deas por computador e não manteve os traços de Jenny na versão final.




Fonte:  Revista Monet.com

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